Depois dos projetos Selva Coragem (2023) e Abrir Terreiro (2025), regressamos a Ponta Delgada para perguntar: Onde está a Festa?! Este é um projeto de criação e intervenção artística pluridisciplinar desenvolvido pelo Teatro do Frio (Porto), com foco nas comunidades jovem e escolar.
Será possível celebrar o espaço público como lugar de encontro, transformação e convivência, no qual podemos criar, intervir, reimaginar e festejar?
Ao longo de duas semanas, em colaboração com a Escola Secundária Antero de Quental (ESAQ) e outros parceiros vizinhos no Largo Mártires da Pátria, temos um conjunto de atividades para ti: Sessões de Pensamento, uma Masterclass, uma residência aberta a que chamamos Fazer Largo, e finalmente uma FESTA.
12 de fevereiro 17:00H — 20:00H | Rua Comandante Jaime de Sousa 23 R/C
Despedimo-nos em FESTA!
Este é um momento de encontro e celebração aberto a toda a gente — jovens, professores, artistas, vizinhos, parceiros e demais curiosos. Ficarás a conhecer a coleção de desejos registados nas Sessões de Pensamento, assim como os posters criados durante a residência aberta. Se ainda não tiveste oportunidade de intervir sobre o manifesto, poderás fazê-lo agora!
A coleção física de desejos e posters será entregue à Oficina do Largo, e a sua versão digital estará disponível a partir deste dia nesta página.
Junta-te a nós para celebrar as possibilidades de futuro que imaginaste e ativam esta maniFESTA!
Sessões de Pensamento
Orientadas por Tomás Carneiro, estas sessões desafiam a pensar o espaço público, o encontro de comunidades e o exercício da cidadania. Para isso, oferecem um espaço de escuta que possibilita a partilha de ideias e a imaginação coletiva de formas de celebrar a vida em comum. Além das sessões destinadas aos alunos da ESAQ, houve também Sessões de Pensamento dedicadas ao Centro Escolar Perkursos e a Professores dos ensinos básico, secundário e superior.
As sessões foram acompanhadas pela equipa do Teatro do Frio e por Gonçalo Duarte, designer gráfico convidado, que registou as ideias e desejos levantados. É a partir delas que construímos um manifesta durante esta semana.
Masterclass “A Pergunta como Espaço de Conexão e Imaginação”, com Tomás Carneiro
Masterclass
Como é que as perguntas podem promover a união entre pessoas que trabalham em conjunto? Esta foi a pergunta que inspirou a masterclass “A Pergunta como Espaço de Conexão e Imaginação”. Conduzida por Tomás Carneiro, esta masterclass convidou a exercitar a partilha, a discussão, a seleção e a invenção de perguntas.
A Masterclass aconteceu dia 5 de Fevereiro, na Sala de Projeção Coletiva, Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
Manifesta — Oficina GráficaCom as turmas do curso de Artes Visuais da ESAQ, continuamos a desenvolver o trabalho gráfico iniciado nas Sessões de Pensamento. As ideias e os desejos aí partilhados são agora transpostos para um manifesto e materializados em poster, através da técnica da serigrafia.
Num segundo momento, poderás intervir sobre o manifesto — reescrevendo, rasurando, acrescentando, atualizando-o com outras ideias que te inspirem a manifestar.
Happy HourJuntamo-nos ao final da tarde para conversar sobre formas de ver e viver o presente e o futuro do Largo Mártires da Pátria. Pondo em perspetiva as experiências anteriores que aí desenvolvemos, e reunindo a equipa do Teatro do Frio e os vizinhos do Largo, desejamos abrir espaço ao cruzamento de referências, perspectivas e modos de imaginar este espaço. Convidamos aqueles que o conhecem e vivem de perto a participar, celebrando o fim do dia e o encontro.